Conhecendo a Irlanda

A Irlanda vem ganhando mais e mais espaço nos roteiros de viagens dos brasileiros. O motivo disso? Preços mais acessíveis, um povo muito simpático, festeiro e hospitaleiro, além de lugares e paisagens incríveis.

Conhecida como Ilha Esmeralda, a Irlanda tem como capital Dublin e uma população de, aproximadamente, 4,58 milhões de habitantes. Os primeiros povos a habitarem o país chegaram há cerca de 9 mil anos e isso reflete na construção das cidades, que mostram um clima medieval, digno de conto de fadas. E é claro, se você está pensando em dar um pulinho até aqui, o que não vai faltar nos teus passeios são castelos, paisagens campestres e construções de pedras.

Vivendo aqui há 5 meses, pude conferir de perto um pouquinho mais destes lugares incríveis. Ao chegar em Dublin, você pode optar entre ficar pela cidade, que é dividida entre lado par e ímpar, pelo Rio Liffey ou conhecer o interior da Irlanda. Se tiver tempo e conseguir fazer os dois, ótimo, caso contrário, qualquer uma das escolhas será bem feita.

IMAGEM 1

Rio Liffey

Dublin conta com muitos parques lindos. O meu preferido é o St Stephen’s Green Park, isso porque ele oferece um espaço onde a natureza pode ser sentida, sob todos os aspectos, no meio de uma cidade movimentada. Além disso, o parque abriga monumentos históricos, diversas espécies de aves, árvores e até esquilos, parque infantil e um jardim para os deficientes visuais.

IMAGEM 2

St Stephen’s Green Park

O National Botanic Garden é outro famoso parque, que fica há 3 km do centro de Dublin. Com uma beleza única, diversas espécies de flores e animais podem ser encontradas lá. Além disso, as estufas lembram muito a arquitetura do Jardim Botânico de Curitiba. E, já que você vai estar pertinho, ao lado do Botanic Garden, está localizado o maior e mais conhecido cemitério da Irlanda, o Glasnevin Cemitery. Ele foi fundado em 1832, por Daniel O’Connell,  com o propósito de enterrar pessoas de todas as religiões.  Entre os sepultados, estão nomes importantes da história da Irlanda, como o próprio O´Conell e Michael Collins. Aliás, os restos de Daniel O’Connell estão enterrados em uma cripta da família, logo abaixo de uma torre de 51 metros, considerada a maior torre redonda da Irlanda.

IMAGEM 3

National Botanic Garden

Agora, se você está afim de caminhar um pouco mais, ou conhecer o transporte público de Dublin, não pode deixar de conhecer o Phoenix Park. Ele é o maior parque fechado público e urbano da Europa e, com aproximadamente 700 hectares, abriga diversas atrações, além de muita beleza natural. O parque também é lar para, cerca de 300 cervos, que vivem pacificamente em uma área designada para eles, de florestas e campos. Eles são alvo de todo turista, que, ao passar pelo Phoenix Park, não pode deixar de levar uma cenoura para fazer uma selfie com os animaizinhos. O parque é também ponto de encontro de jogadores de Cricket, Futebol e Hurling (esporte típico irlandês). Também é possível encontrar lá um super zoológico. Ah, não posso deixar de mencionar que o Áras an Uachtaráin, que já acolheu a Rainha Vitória, da Inglaterra, e hoje é lar do presidente da Irlanda, também fica dentro do parque, e é possível visitá-lo. Confesso que ainda não consegui percorrer todo o parque.

IMAGEM 6

Phoenix Park

Não podemos negar que a Irlanda é conhecida pelas suas cervejas, então você não pode deixar de conhecer a Guinness Storehouse, uma gigantesca fachada de tijolos, que esconde um museu super moderno que homenageia a cerveja que é muito mais do que uma simples bebida. A Guinness pode ser considerada como o sangue da Irlanda e, mesmo que muitos irlandeses não aprovem seu sabor, não se pode discordar que ela representa o país. No final do passeio, pela antiga fábrica, você ainda pode desfrutar do sabor da inigualável bebida, bem como apreciar uma das mais belas vistas da cidade.

Já no mesmo embalo da Guinness, a região do Temple Bar é parada certa para aqueles que adoram uma festinha ou mesmo só querem curtir uma música boa em algum pub. O mais famoso de todos eles leva o nome da região, The Temple Bar Pub.

IMAGEM 7

The Temple Bar Pub

E adivinha só, aonde está situado o Pub mais antigo do mundo? Acertou quem arriscou Dublin. O The Brazen Head iniciou suas atividades em 1198, antes mesmo do Brasil ser descoberto. Os revolucionários Robert Emmet, Wolfe Tone, Daniel O’Connell e Michael Collins estão na lista de frequentadores. Na Irlanda também está localizado o bar mais antigo do mundo, reconhecido pelo Guinness Book, O Seans Bar, que fica numa cidadezinha na região central do país. O Bar tem mais de 1100 anos e, ao longo do tempo, se modernizou, mas sem perder seu charme.

Mudando de cenário, não podemos esquecer das catedrais. Por ser um país extremamente católico, as construções das catedrais são belíssimas e muito valorizadas pela população, muitas delas parecem castelos saídos de contos de fadas. As mais famosas são a St. Patrick Cathedral e a Christ Church Cathedral.

IMAGEM 11

Christ Church Cathedal

Falando em castelos, o Dublin Castle é o mais famoso da Irlanda e você pode visita-lo gratuitamente, na primeira quarta-feira do mês.

Para finalizar o roteiro do centro da cidade, Trinity College. Ela é a a mais famosa e antiga universidade da Irlanda, fundada em 1592 pela Rainha Elizabeth I. Sua biblioteca foi cenário dos filmes de Harry Potter e guarda grandes relíquias literária, como um dos livros mais antigos do mundo.

Saindo de Dublin, pude conferir 3 lugares muito especiais aqui da Irlanda. O primeiro lugar que visitei quando cheguei na Irlanda foi Howth e, para mim, ele é o mais especial de todos. Com uma vista incrível, Howth é uma pequena vila portuária, no condado de Dublin e que abriga verdadeiras belezas naturais. Para chegar até lá, você demora, em torno de 40 minutos de ônibus ou de Dart (uma espécie de trem) e pode optar entre desfrutar da paz e beleza da praia (fria, por sinal) ou fazer a trilha, que acaba com uma vista incrível, num farol.

Howth II

Howth

DSC_0229

Howth

 Bray é uma pacata cidadezinha localizada no condado de Wiclow no litoral da Irlanda e é outro destino fascinante. Você chega até lá de ônibus ou Dart, em menos de 1 hora. Apesar de ser mais conhecida pela praia, a cidade também possui uma imensa área verde, montanhas e trilhas. Se você for fazer a trilha de Greystones, prepare-se para uma cansativa jornada, mas que é compensada pela vista maravilhosa, ao final dela. Ah, se você espera chegar lá e encontrar uma praia com areia, assim como no Brasil, engana-se. O que deixa a praia ainda mais linda, é que lá tem apenas pedras.

IMG_8926

Bray

Por fim, Cliffs Of Moher, ou somente Cliffs, que é a atração natural mais visitada da Irlanda, localizados na cidade de Galway. São falésias com extensão de 8 km sobre o oceano Atlântico, na costa ocidental do Condado de Clare. O ponto mais alto tem 214 metros. Para chegar até lá, existem diversas empresas que oferecem o serviço e ainda param em outros pontos turísticos, mas, se preferir, você também pode alugar um carro. O cenário é incrível e, não é a toa que ficou entre os finalistas das Sete Maravilhas do Mundo da Natureza. Além disso, o local já foi cenário de diversos filmes, sendo o mais recente, Harry Potter e o Enigma do Príncipe.

CLIFFS OF MOHER

Cliffs Of Moher

DSC_0298

Cliffs Of Moher

E então, já pensou em incluir a Irlanda no seu roteiro de viagem?

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s