O Natal, a distância, o amor e a saudade

Sabe, eu tinha planejado que seria diferente. Era pra ter voltado no início de dezembro, e eu não via a hora disso acontecer logo nas primeiras semanas de Dublin. É, foram dias difíceis: saudade, medo, insegurança. Mas aí o tempo passou e eu percebi o quanto esse lugar me fez e ainda faz bem. Então decidi ficar.

E eu, que sempre acompanhei a vida de outros intercambistas por aqui, via fotos da comemoração natalina de brasileiros em pubs e, no fundo, eu sabia que meu natal também seria assim. Eu já esperava um natal diferente, meio que vazio, longe de casa, distante de um lar de verdade e daquele calor familiar.

Eu sabia, desde o momento que optei ficar por mais 8 meses que eu não iria acordar e correr dar um abraço no meu pai de Feliz Natal e nem ir ao encontro do meu afilhado, com um presente, louca pra ver a carinha de alegria dele ao ver aquele ‘pacotão’ que o Papai Noel trouxe. Sabia, também, que eu não iria sentir o cheiro da casa da minha vó e nem o sabor da comida da minha mãe. E que toda aquela gritaria da junção da família não seria ouvida neste ano. Mas o que eu não sabia era a falta que tudo isso poderia fazer.

Mas aí vem a vida e me dá um tapa na cara. Àquele diferente de todos os outros, que não estamos acostumados a receber. Um tapa de alegria, aquele tapa de amor, sabe? Com toque de carinho e que nos faz sentir amado de novo. Não, minha família brasileira não veio para Dublin e eu também não ganhei uma passagem aérea como acontece nos filmes ou nas propagandas de natal. Eu encontrei no meu Au Pair a minha própria família aqui na Irlanda. E eles fizeram do meu Natal, o mais lindo da minha vida.

Leave a Reply

