Trinity College e uma das bibliotecas mais lindas do mundo: The Old Library

A Trinity College é uma das maiores universidades da Irlanda e está entre as melhores instituições de ensino do mundo. Disputada por muitos estudantes, foi criada em 1592, pela Rainha Britânica Isabel I, para que a elite protestante pudesse estudar longe dos católicos e também para mostrar o poder Inglês sobre a Ilha Esmeralda. Atualmente, não existem mais restrições religiosas, tanto que a maioria dos estudantes da universidade são Católicos.

O Campus está localizado no coração de Dublin e conta com uma arquitetura incrível, além de ter sido a universidade de grandes personalidades como Samuel Beckett, Bran Stoker, Oscar Wilde e Edmund Burke.

Na praça principal da Trinity College existe uma torre de, aproximadamente, 12 metros de altura, que abriga o sino da universidade. Diz a lenda que, se você está aguardando o resultado do seu ano letivo, você jamais deve passar por debaixo deste campanário. Se você atravessar, será reprovado. Bom, melhor não arriscar, não é?

20170522_160500

Diz a lenda que, se você está aguardando o resultado do seu ano letivo, você jamais deve passar por debaixo deste campanário ou será reprovado. Melhor não arriscar, né?!

Um dos monumentos mais importantes, existente na Trinity College, é a Sphere Within Sphere, uma escultura feita toda de bronze pelo escultor italiano Arnold Pomodoro, que também é conhecida como “Sfera con Sfera”. Ela faz parte de uma série de esculturas que podem ser encontradas em diversos locais, como no Vaticano, Nova York, Israel, São Francisco e Indianápolis, além, é claro, de Dublin. O design das camadas internas parece imitar as engrenagens das rodas dentadas de uma máquina, como, por exemplo, um relógio, e simboliza a fragilidade e complexidade do mundo. Pomodoro começou a criar essas esferas no início da década de 1960.

20170517_112418_001

Sphere Within Sphere

Mas o que atrai milhares de turistas para a universidade, todos os anos, é a famosa Trinity College Library, mais conhecida como Old Library, onde está exposto O Livro de Kells.

The Book of Kells é um manuscrito com mais de 300 páginas, escrito por monges celtas, por volta de 800 d.C., nos monastérios da Irlanda, Escócia e do Norte da Inglaterra. O livro representa a cultura celta antes do ataque dos vikings, possui os quatro Evangelhos da Bíblia em latim, além te ter um acabamento artístico bem detalhado. Por isso, é considerado uma relíquia da arte religiosa medieval.

Infelizmente é proibido fotografar, mas você pode conferir a versão digital do The Book of Kells online, clicando aqui.

A Old Library é considerada uma das bibliotecas mais lindas do mundo. Possui a maior coleção de manuscritos impressos da Irlanda e, desde 1801, tem o direito de receber um exemplar gratuito de todos os livros publicados no país e no Reino Unido. A sala principal do prédio é o The Long Room, com dois andares e que abriga mais de 200 mil títulos. Cada fileira de livro, no primeiro andar, é representada por um busto de mármore de grandes filósofos, escritores do mundo ocidentais e homens importantes ligados à Trinity College. Entre eles Aristóteles, Shakespeare e Newton.

20170517_104802

The Long Room

20170517_104303

The Long Room

Outras relíquias encontradas no The Long Room são: uma das poucas cópias da Proclamação da República da Irlanda de 1916 e um dos símbolos nacionais da Irlanda, a Harpa de Brian Boru, um líder irlandês, e que faz parte das três harpas gaélicas ainda restantes no mundo. A harpa é feita de salgueiro e carvalho, possui 29 cordas de latão e é o modelo do emblema oficial da Irlanda.

20170517_104725

Harpa de Brian Boru

Os tickets de acesso à Trinity College Library custam 13 euros ou 10 para estudantes. Mas se você é amigo de alguém que estuda na universidade, essa pessoa pode te levar conhecer a Old Library gratuitamente.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s